SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Volumetric distribution and droplet spectrum by low drift spray nozzles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

VIDAL, N.R.  and  VIDAL, R.A.. Tecnologia de realidade ampliada para utilização com os níveis de dano econômico de plantas daninhas. Planta daninha [online]. 2010, vol.28, n.2, pp. 449-454. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582010000200025.

A tecnologia de realidade aumentada (AR) tem aplicações em vários e diversos campos, como aeronáutica, turismo, medicina e educação. Nesta revisão, é resumido o estado atual da AR e propõe-se uma nova aplicação dela na ciência das plantas daninhas. Os elementos básicos para a implementação de algoritmos de AR já estão disponíveis para desenvolvimento de aplicações na área de níveis de dano econômico de plantas daninhas. Estes incluem algoritmos de reconhecimento de imagem, para identificar e quantificar as infestantes por espécie; e software, para a seleção de herbicidas com base na densidade de plantas daninhas. Da mesma forma, todo o hardware necessário para aplicação da AR nessa área da ciência das plantas daninhas está disponível a um preço acessível ao usuário. Assim, sugere-se que a ciência das plantas daninhas possa assumir um papel preponderante na integração dos sistemas de AR aos softwares de níveis de dano econômico de plantas daninhas nas culturas. Com isso, seria possível proporcionar melhor utilização da informática para apoio nas decisões de controle de plantas daninhas baseadas na ciência.

Keywords : realidade aumentada; nível de dano econômico de planta daninha; programas de computador; algoritmos neurais; reconhecimento de imagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English     · press release in English | Spanish | Portuguese