SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Conversion of hydroxycinnamic acids into volatile phenols in a synthetic medium and in red wine by Dekkera bruxellensisSensory acceptability and physical stability evaluation of a prebiotic soy-based dessert developed with passion fruit juice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Food Science and Technology

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

BRANQUINHO, Maria Regina; FERREIRA, Renata Trotta Barroso  and  CARDARELLI-LEITE, Paola. Utilização da técnica de PCR em tempo real para avaliação de dois métodos de extração de DNA a partir de alimentos. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp.112-118.  Epub Feb 06, 2012. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000012.

A extração de DNA é uma etapa crítica na análise de organismos geneticamente modificados em alimentos por PCR em tempo real. Neste trabalho, os métodos CTAB e DNeasy forneceram preparações de DNA em quantidade e com qualidade a partir de amostras de proteína texturizada de soja, fórmula infantil e extrato de soja. Em relação ao Material de Referência Certificado contendo 5% de soja RoundupReady® , nenhum dos métodos forneceu DNA de boa qualidade. Entretanto, o teste de diluição realizado nos extratos de CTAB não demonstrou interferência de substâncias inibidoras. As eficiências das amplificações do alvo lectin não foram estatisticamente diferentes e os coeficientes de correlação (R2) demonstraram alto grau de correlação entre o número de cópias e os valores de Ct. A ANOVA demonstrou ajuste das curvas de regressão e ausência de desvios significativos. As eficiências das amplificações do alvo p35S, utilizando extratos DNeasy, não foram estatisticamente diferentes e os valores de R2 ficaram acima de 0,98, sem desvios de linearidade. Dois valores de R2, utilizando extratos CTAB, foram menores que 0,98, correspondendo a menor grau de correlação edesvio de linearidade em uma corrida. A análise comparativa dos Cts dos alvos p35S e lectin não demonstrou diferenças significativas entre as curvas analíticas da amplificação de cada alvo.

Keywords : extração de DNA; organismos geneticamente modificados; OGM; análise de alimentos; PCR em tempo real; linearidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License