Questionário Pfeffer de atividades funcionais2121 Nitrini R, Caramelli P, Bottino CMC, Damasceno BP, Brucki SMD, Anghinah R. Critérios diagnósticos e exames complementares. Recomendações do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:713-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400033
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10 perguntas sobre atividades instrumentais de vida diária e funções cognitivo-sociais, respondidas por acompanhante. |
Pontuação de 0 a 30. |
≥ 5 pontos = comprometimento funcional. |
M.I.N.I. PLUS2222 Amorim P. Mini International Neuropsychiaric Interview (MINI): validação de entrevista breve para diagnóstico de transtornos mentais. Rev Bras Psiquiatr 2000;22:106-15. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000300003
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Entrevista diagnóstica baseada no DSM -IV e CID 10, subdividida em 12 etapas nas quais respostas SIM/NÃO vão construindo um algoritmo cujo resultado SIM/NÃO tem valor diagnóstico. |
Montreal Cognitive Assessment (MoCA)1717 Tiffin-Richards FE, Costa AS, Holschbach B, Frank RD, Vassiliadou A, Krüger T, et al. The Montreal Cognitive Assessment (MoCA) - a sensitive screening instrument for detecting cognitive impairment in chronic hemodialysis patients. PLoS One 2014;9:e106700. DOI:http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0106700
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Avalia cognição global: habilidades visuoespaciais, função executiva, linguagem, memória, atenção e orientação, cálculo, abstração. |
Pontuação de 0 a 30. |
≤ 24 = CC
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Teste do desenho do relógio (TDR)2323 Shulman KI. Clock-drawing: is it the ideal cognitive screening test? Int J Geriatr Psychiatry 2000;15:548-61. DOI:http://dx.doi.org/10.1002/1099-1166(200006)15:6<548::AID-GPS242>3.0.CO;2-U
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Desenho de um relógio com todos os números e ponteiros marcando 11h e 10 minutos. |
Avalia habilidades visuoespaciais e função executiva. Pontuação de 0 a 5. |
0 = não representa; |
1 = desorganização visuoespacial grave; |
2 = desorganização moderada, marcação de hora incorreta, perseveração, confusão esquerda-direita, números faltando, números repetidos, sem ponteiros, com ponteiro em excesso; |
3 = Distribuição visuoespacial correta com marcação errada da hora; |
4 = Pequenos erros espaciais com dígitos e hora corretos; |
5 = Relógio perfeito, sem erros. |
≤ 2 = CC. |
Digit Span ordem direta (DOD)2121 Nitrini R, Caramelli P, Bottino CMC, Damasceno BP, Brucki SMD, Anghinah R. Critérios diagnósticos e exames complementares. Recomendações do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:713-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400033
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Repetição de sequência crescente de dígitos na mesma ordem proferida pelo examinador. |
Avalia atenção verbal, memória operacional. |
< 5 = CC. |
Digit Span ordem inversa (DOI)2121 Nitrini R, Caramelli P, Bottino CMC, Damasceno BP, Brucki SMD, Anghinah R. Critérios diagnósticos e exames complementares. Recomendações do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:713-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400033
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Repetição de sequência crescente de dígitos na ordem inversa à proferida pelo examinador. |
Avalia atenção, memória operacional e função executiva. |
< 3 = CC. |
Fluência Verbal fonêmica (FAS)2424 Machado TH, Fichman HC, Santos EL, Carvalho VA, Fialho PP, Koenig AM, et al. Normative data for healthy elderly on the phonemic verbal fluency task - FAS. Dement Neuropsychol 2009;3:55-60.
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Dizer o maior número de palavras com a letra F durante 1 minuto. |
O mesmo com as letras A e S. |
Avalia memória verbal e função executiva. |
< 13 para escolaridade 1-3 anos = CC |
< 20 escolaridade 4-7 anos = CC |
< 23 para escolaridade 8-11 anos = CC |
< 31 para escolaridade maior que 12 anos = CC |
Pontuação do percentil 25 em pessoas de 60-69 anos |
Fluência Verbal semântica Categoria animaisFV animais2121 Nitrini R, Caramelli P, Bottino CMC, Damasceno BP, Brucki SMD, Anghinah R. Critérios diagnósticos e exames complementares. Recomendações do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:713-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400033
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Dizer o maior número de animais durante 1 minuto. |
Avalia memória semântica e função executiva. |
≤ 9 para escolaridade < 8 = CC; |
≤ 13 para escolaridade > 8 anos = CC. |
Punho Borda Mão (PBM)2525 Beato RG, Nitrini R, Formigoni AP, Caramelli P. Brazilian version of the frontal assessment battery (FAB). Dement Neuropsychol 2007;1:59-65.
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Solicita-se que o paciente acompanhe o examinador em 3 sequências motoras de mão e faça sozinho outras 3. |
Avalia praxia dinâmica e FE. |
Pontuação de 0 a 3. |
0 = não fez; |
1 = fez 3 séries com examinador; 2 = fez pelo menos 3 séries sozinho; |
3 = fez as 6 séries corretas. |
< 3 = CC. |
Memória 10 figuras2121 Nitrini R, Caramelli P, Bottino CMC, Damasceno BP, Brucki SMD, Anghinah R. Critérios diagnósticos e exames complementares. Recomendações do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:713-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400033
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Apresentam-se 10 desenhos de figuras simples e solicita-se nomeá-las e recordá-las. |
Avalia: |
Percepção visual < 9 = CC. |
Nomeação < 9 = CC. |
Memória incidental < 5 = CC. |
Memória imediata 1 (após 30" de observação) < 6 = CC. |
Memória imediata 2 (após + 30" de observação) < 6 = CC. |
Evocação (após 5 minutos com distrator) < 5 = CC. |
Reconhecimento dentre outros desenhos simples < 9 = CC. |