SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Yield and physiological quality of coriander seeds cultivated with manure and mineral fertilizerPhysiological response of cowpea seeds to salinity stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

SALUSTIANO, Maria Eloísa; MACHADO, José da Cruz  and  PITTIS, Janice Elaine. Patogenicidade de Alternaria helianthi (Hansf.) e Alternaria zinniae (Pape) ao girassol a partir de sementes. Rev. bras. sementes [online]. 2005, vol.27, n.1, pp. 138-143. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222005000100017.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de Alternaria helianthi e Alternaria zinniae no desempenho de sementes de girassol. Os efeitos de Alternaria helianthi sobre o desenvolvimento inicial do girassol foram observados por meio de inoculação das sementes e plantas com 10 dias de idade. Plantas de girassol inoculadas com suspensão de esporos apresentaram um elevado índice de doença com redução no estande, no peso verde e altura de plantas, comprometendo assim o desempenho inicial da planta. Resultados semelhantes foram obtidos na inoculação de sementes e plantas de girassol com Alternaria zinniae, mantidas em ambiente controlado. O alto índice da doença induziu a redução do estande, peso verde e altura de plantas.

Keywords : Heliantus annuus L.; mancha de alternaria; patologia de sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese