SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue44The pedagogic discourse as transmission of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.44, pp. 85-106. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100008.

O artigo postula a necessidade de uma concepção afirmativa sobre o ato de ensinar e analisa criticamente algumas concepções consideradas negativas em relação ao ensino como transmissão de conhecimento. Nesse sentido, defende que a Escola Nova e o Construtivismo estabelecem uma dicotomia entre a transmissão de conhecimentos pelo professor e a conquista da autonomia intelectual pelo aluno, secundarizando, assim, o ensino e descaracterizando o papel do professor. O artigo analisa, ainda, alguns postulados defendidos por Vigotski e seguidores, que iriam numa direção oposta à das idéias defendidas pela Escola Nova e pelo Construtivismo.

Keywords : Ensino; construtivismo; Vigotski.

        · abstract in English     · text in Portuguese