SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue65Through the telescreen, through the window: theoretical questions and practices on childhood and televisionMedia and youth: public and private experiences on culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FERNANDES, Adriana Hoffmann  and  OSWALD, Maria Luíza Bastos Magalhães. A recepção dos desenhos animados da TV e as relações entre a criança e o adulto: desencontros e encontros. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.65, pp. 25-41. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000100003.

Este artigo discute a complexidade das relações entre adultos e crianças na contemporaneidade, focalizando a recepção dos desenhos animados. A orientação teórico-metodológica adotada foi a dos Estudos Culturais Latino-Americanos, a qual, integrando os fenômenos da comunicação e da cultura e refutando a idéia de passividade diante da TV, defende que as mediações que influenciam a recepção contribuem para a produção de sentidos sobre a assistência. Desse modo, optou-se por tomar a criança como produtora de cultura perante a TV. O artigo analisa os depoimentos de crianças na faixa etária dos 9, 10 anos de duas escolas, uma pública e uma particular, apontando as mediações, relativas à audiência dos desenhos animados, que determinam desencontros e encontros entre crianças e adultos.

Keywords : Desenhos animados; Cultura; Mediações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese