SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue67The formation of the historical awareness of students and teachers and everyday life in history classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

KNAUSS, Paulo. O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de história. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.67, pp. 279-295. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000300002.

O trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a questão da ciência no ensino de história. Defende que a aprendizagem escolar pode ser caracterizada como uma iniciação científica colocando no centro de suas preocupações as diferentes bases lógicas da construção do conhecimento científico. O texto parte da constatação de que nas percepções de professores e alunos há uma dificuldade de definir o conhecimento como científico. A partir daí, o trabalho procura caracterizar a diversidade dos modelos de ciência, discutindo como o saber histórico científico se apóia em várias lógicas explicativas. A discussão permite caracterizar como o saber disciplinar acadêmico é reconfigurado no contexto escolar, permitindo que na escola seja possível explorar a diversidade científica.

Keywords : Ensino de história; Conhecimento cientifico; Diversidade científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese