SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue67The formation of the historical awareness of students and teachers and everyday life in history classesPolitics, advertisement and history teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.67, pp. 309-317. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000300004.

As linguagens alternativas têm sido utilizadas como um importante recurso didático para a aprendizagem de história. Entre essas linguagens, a música popular tem ocupado espaço, como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social no qual vivem. As representações sociais de autores e intérpretes serão instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em conceitos científicos, porque como registros são evidências, restos que o passado deixou para trás e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela empatia que estabelecem entre eles e aqueles que viveram em outros contextos históricos.

Keywords : Representações sociais; Conceitos; Compreensão histórica; Música popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese