SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue74Sharing knowledgement in geometry: investigating and learning with our studentsThe construction and transmission of mathematical knowledge from a Wittgensteinian perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

LOPES, Celi Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.74, pp. 57-73. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000100005.

Este artigo trata sobre a relevância e os objetivos para se ensinar e aprender estatística e probabilidade na Educação básica. A partir dos resultados de pesquisas realizadas na Educação estatística e na Educação Matemática nas últimas décadas, traz considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem da estocástica durante a infância e adolescência. Apresenta recomendações relativas ao currículo de Matemática no que se refere ao estudo da probabilidade e da estatística. Destaca questões relativas à formação inicial e contínua dos professores, ao desenvolvimento profissional e conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática na educação infantil, ensino fundamental e médio.

Keywords : Educação básica; Educação Matemática; Educação estatística; Probabilidade; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese