SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue77Educative places for environmental education encouragementThe social function of environmental education in collaborative practices: participation and engagement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GUIMARAES, Mauro; SOARES, Ana Maria Dantas; CARVALHO, Néri Andréia Olabarriaga  and  BARRETO, Marcos Pinheiro. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.77, pp. 49-62. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100004.

A emergência da crise socioambiental aponta a educação ambiental para enfrentamento deste problema. A escola, vista pela sociedade como locus para a sua realização, é cenário de educadores que movimentam, ainda que em minoria, iniciativas contra-hegemônicas para inserir a educação ambiental na agenda escolar. Esta crise manifesta a crise civilizatória de um modelo de sociedade e sua racionalidade hegemônica. A escola não é deslocada da sociedade e vive esta crise de paradigmas. A participação em redes de educação ambiental é uma estratégia com potencial de romper o isolamento destes educadores em suas escolas, tornando-os partícipes de um movimento coletivo; de propiciar interconexão da realidade local contextualizada numa perspectiva ampliada; e de vivenciar um ambiente educativo para a formação contínua. Este artigo apresenta a esses educadores as redes como um ambiente para a práxis comprometida com a educação ambiental crítica.

Keywords : Educação ambiental crítica; Cotidiano escolar; Redes de educadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese