SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Arquivos pessoais de professores de educação física: organização arquivística e pesquisa históricaEfeitos de 14 semanas de treinamento de força com periodização linear e ondulatória diária nas variáveis cinemáticas de jovens atletas de natação competitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

TEIXEIRA, Marcelo Resende; MATIAS, Wagner Barbosa  e  MASCARENHAS, Fernando. O esporte olímpico no Brasil: recursos financeiros disponibilizados para Olimpíadas Londres 2012. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.284-290. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.004.

O trabalho foi desenvolvido no sentido de verificar os recursos disponibilizados ao esporte olímpico, assim como destacar as instituições contempladas. Esses dados subsidiaram a discussão da estratégia adotada pelo governo no que diz respeito ao esporte de alto rendimento no ciclo de 2009 a 2012. A análise foi quantitativo-qualitativa de cunho documental. Os dados foram coletados nas fontes: Siconv, Portal da Transparência e site Contas Abertas. Os resultados demonstram um volumoso recurso para o esporte nacional, se comparado com momentos anteriores, embora dispersos e localizados em poucas modalidades. Mesmo assim, as probabilidades para o ciclo Rio 2016 pretendem continuar a dar prioridade a alguns privilegiados, conforme proposta do Programa Time Brasil.

Palavras-chave : Educação física; Políticas públicas; Financiamento; Esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )