SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40OS 60 ANOS DE LITTLE ROCK E O MUNDO COMUM EM HANNAH ARENDTINDICADOR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PROPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO A PARTIR DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

KAMANZI, Pierre Canisius. Os caminhos ao ensino superior de estudantes de origem imigrante no Canadá: quem os realiza e como?. Educ. Soc. [online]. 2019, vol.40, e0181525.  Epub 29-Abr-2019. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019181525.

O artigo visa examinar até que ponto os jovens Canadenses de origem imigrante fazem uso de caminhos lineares e não lineares ao ensino superior. Os resultados obtidos a partir dos dados do arquivo público do Ministério de Educação de Quebec permitem tirar as seguintes conclusões. Em primeiro lugar, esses jovens buscam o ensino superior através de caminhos lineares em maior proporção do que seus pares cujos pais nasceram no Canadá. Em segundo lugar, as diferenças são significativamente maiores na universidade do que no CEGEP. Em terceiro lugar, existem importantes diferenças entre os jovens de origem imigrante de acordo com a origem geográfica dos pais, e se o estudante é um imigrante de primeira ou de segunda geração.

Palavras-chave : Ensino superior; Percursos escolares; Desigualdades escolares; Imigrantes; Canadá.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )