SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Efeito do gradiente altitudinal/latitudinal sobre espécies de aves florestais da família Furnariidae na Bacia do Rio Tibagi, Paraná, BrasilColeta e preparação de pêlos de mamíferos para identificação em microscopia óptica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zoologia

versão impressa ISSN 0101-8175

Resumo

SATO, Yoshimi; SAMPAIO, Edson V.; FENERICH-VERANI, Nelsy  e  VERANI, José R.. Biologia reprodutiva e reprodução induzida de duas espécies de Characidae (Osteichthyes, Characiformes) da bacia do São Francisco, Minas Gerais, Brasil. Rev. Bras. Zool. [online]. 2006, vol.23, n.1, pp. 267-273. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752006000100021.

Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758) e Tetragonopterus chalceus Spix & Agassiz, 1829 são duas importantes espécies de peixes forrageiros da bacia do São Francisco. Espécimes destas duas espécies foram submetidos à indução da desova através de hipofisação, para observação de aspectos reprodutivos e obtenção de subsídios para definição de protocolo de reprodução artificial. Machos e fêmeas receberam dose única de extrato bruto de hipófise de carpa comum (6 mg/kg de peixe). A extrusão de ovócitos foi realizada cerca de 12,8 e 11 h após a aplicação da injeção de hipófise, respectivamente para A. bimaculatus e T. chalceus, com a temperatura da água a 26ºC. Mais de 70% das fêmeas das duas espécies responderam positivamente ao tratamento e as taxas médias de fertilização dos ovos foram acima de 70%. Os ovócitos de A. bimaculatus e T. chalceus são esféricos, opacos, demersais, levemente adesivos, de coloração amarela ou parda, e contendo em média respectivamente 4774 e 2563 ovos por grama de ova. O desenvolvimento embrionário nas duas espécies foi rápido, com duração de menos de um dia, estando a temperatura da água entre 24 e 25ºC.

Palavras-chave : Astyanax bimaculatus; hipofisação; reprodução; Tetragonopterus chalceus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português