SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Caracterização agronômica da produção de rizomas de clones de taroCrescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

LIMA, Narumi P.; BIASI, Luiz Antonio; ZANETTE, Flávio  e  NAKASHIMA, Tomoe. Produção de mudas por estaquia de duas espécies de guaco. Hortic. Bras. [online]. 2003, vol.21, n.1, pp. 106-109. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362003000100022.

Visando a obtenção de subsídios técnicos à produção em escala comercial, avaliou-se o substrato e o sistema de irrigação mais indicados para a estaquia do guaco. Também foi observado o desenvolvimento a campo das duas espécies, Mikania glomerata e Mikania laevigata. No experimento de estaquia, foram avaliados os substratos (casca de arroz carbonizada, areia e solo), e os sistemas de irrigação (nebulização ou rega manual), no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições e vinte estacas por parcela. As estacas utilizadas tinham 12 cm de comprimento, 0,7 a 1,0 cm de diâmetro e foram retiradas da parte mediana dos ramos. A avaliação foi feita 60 dias após a instalação do experimento. Constatou-se que o enraizamento foi melhor no substrato casca de arroz carbonizada, sendo obtidas 94,38% de estacas enraizadas para M. laevigata e 88,12% para M. glomerata. O sistema de irrigação não influenciou a porcentagem de enraizamento, mas foi observado maior volume e massa seca de raízes sob rega manual. Na observação sobre o desenvolvimento a campo das duas espécies, constatou-se que M. laevigata apresentou maior tolerância ao frio que M. glomerata. O rendimento de M. laevigata, avaliado 17 meses após o plantio, resultou em 501,5 g de matéria seca de folhas/planta. Com base nestes experimentos, concluiu-se que a estaquia do guaco pode ser realizada em casca de arroz carbonizada, sob rega manual.

Palavras-chave : Mikania glomerata; Mikania laevigata; propagação vegetativa; planta medicinal; substrato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português