SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Selection for carrot genotypes resistance to root-knot nematodes in field and greenhouseAgronomic performance of ten vegetable soybean strains, in Jaboticabal, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

TERAMOTO, Adriana; MARTINS, Marise C; FERREIRA, Luciene C  and  CUNHA, Marcos G. Reação de híbridos, inibição in vitro e controle da mancha alvo em pepino. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 342-348. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300014.

O fungo Corynespora cassiicola, agente causal da mancha alvo em pepino, pode, sob condições de alta temperatura e alta umidade, causar sérios danos à cultura. No Brasil, não se tem conhecimento suficiente sobre um manejo adequado dessa doença. Este trabalho foi realizado visando avaliar: a) a reação de nove híbridos de pepino desafiados por C. cassiicola; b) a sensibilidade in vitro de seis isolados de C. cassiicola a fungicidas (captan, clorotalonil, mancozeb, azoxystrobin, difenoconazole, carbendazin, tebuconazole e tiofanato-metílico), utilizados nas concentrações de 0, 1, 10, 100 e 1.000 µg mL-1 de ingrediente ativo e c) o tratamento químico preventivo e curativo com os mesmos fungicidas testados in vitro, em plantas de pepino, inoculadas com C. cassiicola. A severidade foi avaliada utilizando escalas de notas e diagramática de severidade da mancha alvo. Os híbridos mais resistentes ao patógeno foram Taisho, Nikkey, Yoshinari e Safira. O fungicida difenoconazole proporcionou as maiores inibições de crescimento micelial (ICM) do patógeno in vitro e a menor dose efetiva capaz de inibir o crescimento micelial em 50% (DE50); já tiofanato-metílico foi o pior, sendo incapaz de inibir o crescimento micelial do fungo. Quanto à aplicação dos fungicidas de forma preventiva e curativa, em plantas de pepino, azoxystrobin foi o mais eficiente no controle da doença, porém para sua utilização há necessidade de seu registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Keywords : Cucumis sativus; Corynespora cassiicola; sensibilidade a fungicidas; resistência genética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English