SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Registro e proteção de olerícolas no Brasil, período de 1998 a 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

INOUE-NAGATA, Alice K; LIMA, Mirtes F  e  GILBERTSON, Robert L. Uma revisão das geminiviroses em hortaliças e outras culturas: situação atual e estratégias de manejo. Hortic. Bras. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.8-18. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-053620160000100002.

Os vírus transmitidos por insetos causam algumas das doenças mais severas e economicamente mais importantes em culturas agrícolas, especialmente em regiões tropicais e subtropicais. Os geminivírus, um grupo único de vírus de DNA de fita simples com partículas icosaédricas e geminadas, são responsáveis por muitas dessas doenças. De particular importância são os geminivírus transmitidos por moscas-brancas (Bemisia tabaci), que pertencem ao gênero Begomovirus. Esse é o maior gênero de vírus de plantas (em termos de número de espécies), sendo que alguns dos begomovírus causam inúmeras doenças devastadoras em hortaliças e plantas produtoras de fibras em todo o mundo. Esta revisão apresenta o conhecimento atual sobre os begomovírus, as begomoviroses e as estratégias de manejo dessas doenças. Ênfase é colocada nas principais begomoviroses que ocorrem no Brasil, que são aquelas que afetam o feijoeiro e tomateiro. Entretanto, devido ao amplo círculo de hospedeiros do vetor e da flexibilidade genética dos begomovírus, as begomoviroses representam ameaças a diversas culturas. Assim, discute-se também a situação atual das begomoviroses em batata, batata-doce, pimenta, quiabo e soja no Brasil.

Palavras-chave : begomovírus; mosaico dourado; manejo integrado de pragas; mosca-branca; Bemisia tabaci..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )