SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Age influence on quality of shell and penetration in bacterial laying lightweight eggsFactor analysis as a tool to estimate association among individual proteins and other milk components with casein micelle size and cheese yield author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SILVA, M.T.P. et al. Desempenho e características de carcaça de três genótipos comerciais de frangos de corte alimentados com diferentes dietas. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1311-1318. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8241.

Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho e as características de carcaça de frangos de corte de três genótipos comerciais do nascimento aos 35 dias de idade. Utilizou-se um total de 2.970 pintos de três genótipos de aves comerciais (Cobb 500, Hubbard Flex e Ross 308). Os programas nutricionais foram dieta basal, dieta com 10% mais e 10% menos de aminoácidos do que a dieta basal. As aves foram distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 3x3x2 (genótipo x dieta x sexo), com cinco repetições e 33 aves por unidade experimental. Conversão alimentar, ganho de peso diário, ingestão da dieta e peso corporal aos 35 dias de idade foram registrados. Duas aves de cada unidade experimental foram amostradas e abatidas aos 35 dias de idade para avaliar as seguintes características de carcaça: peso corporal no momento do abate, peso da carcaça e rendimento, e peso e rendimento dos cortes (peito, pernas e asas). Houve uma interação significativa entre o genótipo e sexo para GPD e PC35. Os machos apresentaram melhores desempenhos e características de carcaças do que as fêmeas.

Keywords : Cobb; conversão alimentar; Hubbard; rendimento de carcaça; Ross.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )