SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2As dimensões demográficas das mudanças climáticas: cenários de mudança do clima e as tendências do crescimento populacionalDemografia de um povo indígena da Amazônia brasileira: os sateré-mawé índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos de População

versão impressa ISSN 0102-3098

Resumo

CABRAL, Diogo de Carvalho. Von Thünen e o abastecimento madeireiro de centros urbanos pré-industriais. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2011, vol.28, n.2, pp. 405-427. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982011000200010.

A madeira era um recurso natural indispensável ao metabolismo dos centros urbanos pré-industriais, tanto como material construtivo quanto como fonte energética. Em razão da baixa relação valor/volume dos produtos madeireiros, a espacialidade desse setor econômico era largamente determinada pelo custo de transporte. Deste modo, um arcabouço teórico que pode ser importante para a compreensão do fenômeno do abastecimento madeireiro das cidades pré-industriais é a clássica teoria de von Thünen sobre o efeito da distância do mercado sobre a estrutura da produção agrária. O artigo tem como objetivo discutir as potencialidades e limitações desta abordagem. Inicialmente, é apresentada a teoria do "Estado Isolado" e revisam-se os estudos históricos que a utilizaram, tanto como alicerce interpretativo quanto como teoria empírica. Em seguida, é formulado um modelo teórico-conceitual em que a atividade madeireira responde às variações da intensidade agrícola, procurando mostrar a utilidade desse esquema na interpretação do caso da cidade do Rio de Janeiro, no final do período colonial.

Palavras-chave : Economia madeireira; Cidade pré-industrial; Von Thünen; Rio de Janeiro colonial-tardio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português