SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 suppl.2Capacitação científica e tecnológica na área da saúde: oportunidades, desafios e formas de articulação com a base produtivaOrganizações de avaliação de tecnologias em saúde (ATS): dimensões do arcabouço institucional e político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

RIVERA, Francisco Javier Uribe  e  ARTMANN, Elizabeth. Inovação e agir comunicativo: redes e tecnologias de gestão para a saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, suppl.2, e00177014.  Epub 03-Nov-2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00177014.

No artigo são discutidos elementos de uma teoria da inovação numa perspectiva de redes de inovação e de construção social da tecnologia, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e de autores da Sociologia da Inovação. Com base no marco teórico da produção comunicativa de fatos científicos, focamos a gestão da inovação como uma dimensão fundamental que deve contemplar alguns requisitos, tanto de natureza organizacional quanto metodológica, para potencializar seus resultados. Apresentamos e discutimos instrumentos como o Planejamento Situacional, a Análise Prospectiva, a Gestão Estratégica de Portfólios e a Gestão de Redes que podem contribuir para o desafio da inovação e exploração do futuro. Conclui-se que formas organizativas em rede, centradas na reflexividade de grupos interdisciplinares, e enfoques de planejamento que estimulem o uso de critérios de inovação na avaliação da atratividade das atividades e que ajudem a antecipar formas de inovação por meio de uma análise prospectiva sistemática podem potencializar o processo de geração da inovação como produto de redes.

Palavras-chave : Gestão em Saúde; Comunicação em Saúde; Desenvolvimento Sustentável; Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )