Acessibilidade / Reportar erro

Células mesenquimais do estroma da medula óssea tratadas com extrato de tendão bovino adquirem o fenótipo de tenócitos maduros Trabalho desenvolvido no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

O estudo avalia a diferenciação in vitro das células mesenquimais isoladas do estroma da medula óssea em tenócitos após tratamento com extrato de tendão bovino.

MÉTODOS:

Tendões bovinos foram usados para confecção do extrato e estocados a -80 °C. Células mesenquimais do estroma da medula óssea (BMSCs) de três doadores foram usadas para os testes de citotoxicidade por MTT e diferenciação celular por qPCR.

RESULTADOS:

Os dados mostram que células mesenquimais do estroma da medula óssea tratadas por até 21 dias em presença do extrato de tendão bovino diluído em concentrações crescentes (1:10, 1:50 e 1:250) promovem a ativação da expressão de biglican, colágeno tipo I e fibromodulina.

CONCLUSÃO:

Nossos resultados mostram que o extrato de tendão bovino é capaz de promover a diferenciação das BMSCs em tenócitos.

Palavras-chave:
Tendão; Células mesenquimais do estroma da medula óssea; Tenócitos

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br