SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Sexes, sexualities and genders: monsters in Sexual Education curriculumFica comigo: youth and love/sexual pedagogies on MTV author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ALTMANN, Helena. A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social. Educ. rev. [online]. 2007, n.46, pp. 287-310. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200012.

A sexualidade na juventude tem sido objeto de atenção em nossa sociedade. Um dos principais focos de preocupação e intervenção é a gravidez na adolescência, que é também recorrentemente chamada de indesejada, precoce, não-planejada. Este artigo reflete sobre a atual explosão discursiva em torno desse tema e sobre o modo como a sexualidade adolescente tem sido focada como um problema social frente ao qual a escola é conclamada a intervir. O artigo analisa como a conduta sexual dos indivíduos e da população tornou-se objeto de análise e de diferentes intervenções médicas, pedagógicas, políticas e governamentais. Diferentes campos, como a medicina, a demografia e a educação, articulam-se com o intuito de gerir a sexualidade adolescente a fim de, entre outros, evitar a gravidez, que, em nossa sociedade, não é tida como uma experiência a ser vivida nesse período da vida.

Keywords : Educação sexual; Adolescência; Gravidez; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese