SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: CONTRASTES DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERALCURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GONZALEZ GARCIA, Javier. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ABORDAGEM MULTIMODAL. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e177266.  Epub 19-Jul-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698177266.

O artigo enfoca uma revisão do conceito de alfabetização multimodal, analisando esse conceito operacionalmente. Baseia-se em suas possibilidades de uso e em sua necessidade de coesão ao aplicar seus princípios. Uma característica retórica do design dos textos é detectada a partir das novas aplicações no uso de novas tecnologias. Por fim, insere-se um exemplo de atividade que exemplifica um processo de alfabetização multimodal. Conclui-se que a natureza dessa proposta de alfabetização é moldada pelos processos de análise, reflexão e produção documental que englobam a diversidade multimodal das línguas e a diversidade multicultural das pessoas que delas participam.

Palavras-chave : A multimodalidade; Retórica; Semiótica social; Escrever textos; Alfabetização precoce.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )