SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número94A ECONOMIA POLÍTICA DOS BACHARÉIS UDENISTASAFETO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NÃO HUMANOS NO BIOTÉRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

DROPPA, Alisson; BIAVASCHI, Magda Barros  e  VAZQUEZ, Bárbara. CONTRADIÇÕES DO TRABALHO NO BRASIL ATUAL: Terceirização, correspondentes bancários e a Justiça do Trabalho. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, pp.1-18.  Epub 08-Maio-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329410/2017.

Este artigo discute os correspondentes bancários como forma burlada de terceirização, em um cenário de transformações do mundo do trabalho contemporâneo. Essa forma de contratar a mão de obra de terceiros para realização de serviços próprios de bancários apresentou aumento significativo no Brasil nos últimos anos. O artigo analisa as principais tendências das decisões da Justiça do Trabalho em demandas envolvendo esses trabalhadores, aprofundando estudos anteriores sobre o papel das instituições públicas diante da terceirização, tendo como fonte prevalente Acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho.

Palavras-chave : Mundo do trabalho; Correspondentes bancários; Terceirização; Justiça do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )