SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número94AFETO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NÃO HUMANOS NO BIOTÉRIOCOLEÇÕES E AGÊNCIAS PATRIMONIAIS: DA FORMALIDADE À INFORMALIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE COLECIONISMO CONTEMPORÂNEAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

LOSEKANN, Cristiana  e  BISSOLI, Luiza Duarte. DIREITO, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E MUDANÇA INSTITUCIONAL. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329403.  Epub 15-Maio-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329403/2017.

O artigo analisa interações entre os movimentos sociais e as instituições jurídicas com o objetivo de observar efeitos gerados pelo uso do litígio como estratégia de ação coletiva em conflitos ambientais. A partir de dados empíricos e tendo em vista o debate teórico da Legal Mobilization Theory, apresentamos uma caracterização de tipos de efeitos: efeitos que alteram ou incrementam os próprios processos de mobilização social e efeitos sobre as instituições. Argumentamos que a adoção de estratégias judiciais produz implicações importantes sobre processos de mobilização social e de mudança institucional. As análises foram elaboradas a partir dos achados de duas pesquisas que investigaram o uso da Ação Civil Pública em conflitos ambientais. Uma levantou dados de conflitos ambientais em geral no Estado de Espírito Santo e na cidade do Rio de Janeiro e outra levantou dados da Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos.

Palavras-chave : Mobilização do direito; Movimentos sociais; Ambientalismo; Justiça ambiental; Transgênicos; Litígio estratégico; Ação Civil Pública.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )