SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número94DIREITO, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E MUDANÇA INSTITUCIONALCOLONIALIDADE: O LADO MAIS ESCURO DA MODERNIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

LOPES, José Rogério. COLEÇÕES E AGÊNCIAS PATRIMONIAIS: DA FORMALIDADE À INFORMALIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE COLECIONISMO CONTEMPORÂNEAS. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329408.  Epub 05-Jun-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329408/2017.

O artigo discute as demandas emergentes das políticas de diversidade cultural e seus desdobramentos nos processos de patrimonialização cultural, buscando evidenciar a correspondência estabelecida entre esses processos e as práticas informais de patrimonialização de colecionadores não institucionalizados. Nesse contexto, descrevem-se três quadros de experiência colecionistas, de forma a evidenciar que o colecionismo contemporâneo configura projetos de patrimonialização articulados em torno da biografia dos indivíduos, de performances relacionais e compromissos identitários, como mapas de orientação social.

Palavras-chave : Diversidade cultural; Colecionismo; Arquivos privados; Agenciamentos patrimoniais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )