Acessibilidade / Reportar erro

Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado

O texto analisa a primeira fase da Nova Sociologia Econômica através da revisão dos quatro enfoques que marcaram os estudos recentes do mercado. Essa primeira fase caracterizou-se pelo rompimento do pacto parsoniano de convívio pacífico com a teoria neoclássica e fundamentou sua identidade em contraposição aos pressupostos do individualismo metodológico. O desafio atual da Nova Sociologia Econômica é avançar a análise das relações econômicas além das afirmações de que a esfera econômica está socialmente construída, que as estruturas sociais e instituições são importantes para a ação econômica e que a racionalidade é uma modalidade de comportamento entre outras. Discute algumas questões que são parte da agenda atual da nova Sociologia Econômica e os conceitos centrais da network analysis.

Sociologia Econômica; redes de relações econômicas; estudos sociológicos do mercado; cooperação e competição; capital social; capital organizacional


Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br