SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Inquérito policial, sistema de justiça criminal e políticas públicas de segurança: dilemas e limites da governançaControle e cerimônia: o inquérito policial em um sistema de justiça criminal frouxamente ajustado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de  and  VASCONCELLOS, Fernanda Bestetti de. O inquérito policial em questão: situação atual e a percepção dos delegados de polícia sobre as fragilidades do modelo Brasileiro de investigação criminal. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 59-75. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000100004.

O presente artigo discute, inicialmente, o modelo de investigação criminal pré-processual adotado no Brasil, tendente a reforçar um perfil burocrático e bacharelesco em detrimento das atividades de investigação policial. São discutidas as relações institucionais que se estabelecem entre a Polícia Civil e as demais instituições do Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal e conclui-se que a falta de integração sistêmica entre os diferentes âmbitos da Justiça Criminal acaba por multiplicar as fontes de tensão entre os seus agentes e compromete a eficiência do sistema como um todo. Por fim, são apresentados trechos de entrevistas realizadas com Delegados de Polícia atuantes na cidade de Porto Alegre - RS, no intuito de apreender as percepções desses operadores do Sistema Penal a respeito dos dilemas enfrentados para a produção da investigação, tanto na relação com as demais instituições, quanto pelas precariedades materiais e humanas que se evidenciam na Polícia Civil gaúcha.

Keywords : Inquérito Policial; Investigação Criminal; Delegados de Polícia; Processo Penal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese