SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1O inquérito policial em questão: situação atual e a percepção dos delegados de polícia sobre as fragilidades do modelo Brasileiro de investigação criminalÉ possível uma Política Criminal? a discricionariedade no Sistema de Justiça Criminal do DF author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

VARGAS, Joana Domingues  and  RODRIGUES, Juliana Neves Lopes. Controle e cerimônia: o inquérito policial em um sistema de justiça criminal frouxamente ajustado. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 77-96. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000100005.

Este artigo parte da hipótese de que o Sistema de Justiça Criminal brasileiro é frouxamente articulado e que o inquérito policial, por ser obrigatório, cumpre a função de estabelecer algum grau de coordenação das atividades realizadas na organização policial e entre as organizações do Sistema de Justiça Criminal (SJC). A validade desse instrumento passa a ser questionada quando a crença na capacidade do Estado de controlar o crime é fortemente abalada e substituída por demandas de eficiência e de maior articulação na administração da justiça. Apesar do desejo de mudança, diversos fatores concorrem para a manutenção desse modelo de investigação.

Keywords : Inquérito Policial; Sistema de Justiça Criminal; Polícia; Teoria das organizações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese