SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Gilberto Freyre e a valorização da provínciaIntimidade e mercado: o cuidado de idosos em instituições de longa permanência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

PETRARCA, Fernanda Rios  and  NEVES, Clarissa Eckert Baeta. "Direitos Humanos se conquistam na luta": igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sul. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 151-173. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000100008.

Partindo das discussões sobre expansão e diversificação do ensino superior, este artigo analisa a relação entre a defesa de causas coletivas voltadas à questão racial e a atuação profissional, baseada na formação acadêmica no Rio Grande do Sul. Os objetivos consistem em examinar, por um lado, o peso da formação acadêmica e de outros recursos sociais para a ocupação de postos em movimentos e grupos voltados à defesa da questão racial. Por outro lado, apreender os princípios de identificação e os sentidos atribuídos à atuação profissional e a formação acadêmica. Este estudo demonstra que os princípios de identificação étnico-raciais e o engajamento militante são fundamentais para conformar novas percepções do título escolar.

Keywords : Engajamento; Título Escolar; Igualdade Racial; Atuação Profissional; Ativismo Jurídico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese