SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1"Direitos Humanos se conquistam na luta": igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do SulRepresentação política e de interesses: bases associativas dos deputados federais de 1999-2007 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

BATISTA, Analía Soria  and  ARAUJO, Anna Bárbara. Intimidade e mercado: o cuidado de idosos em instituições de longa permanência. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 175-195. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000100009.

Este artigo discute a mercantilização da vida íntima, isto é, o cuidado de pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) realizado por cuidadoras, em troca de um salário, no Brasil. O estudo, baseado em etnografias, observação participante, entrevistas com cuidadoras, pessoas idosas e dirigentes de ILPIs do Distrito Federal, focou no trabalho das cuidadoras abordado em seus dinâmicas internas, ou seja, nas interações com as pessoas idosas e na sociabilidade das mulheres, tradicionalmente construída nas famílias. Analisa o habitus feminino de cuidado, enquanto disposições afetivas (emoções e sentimentos) e morais adquiridas pelas mulheres nas famílias e recriadas nas interações entre as cuidadoras e os idosos, observando as suas especificidades nas instituições asilares. O estudo apontou que a imposição de uma ordem do trabalho de cuidado taylorizada nas instituições estudadas instrumentaliza as atividades das mulheres cuidadoras, limitando a realização do cuidado adequado, que não se resume na competência técnica da cuidadora, mas exige um complemento de afetividade e moralidade.

Keywords : Intimidade; Mercado; Envelhecimento; Cuidado; Habitus; Afeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese