SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Intimidade e mercado: o cuidado de idosos em instituições de longa permanênciaA crítica da epistemologia na sociologia do conhecimento de Karl Mannheim author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

CORADINI, Odaci Luiz. Representação política e de interesses: bases associativas dos deputados federais de 1999-2007. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 197-220. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000100010.

O texto resulta de um trabalho centrado na análise do engajamento associativo no recrutamento e legitimação de elites políticas. Tomando os deputados federais que assumiram no período de 1999 a 2007, são examinadas as diferentes modalidades de relações com sindicatos e associações. Essas relações são confrontadas com outras condições e recursos presentes nos respectivos trajetos, tais como aqueles ligados à titulação escolar, ao montante do patrimônio econômico, à filiação partidária e à quantidade de mudanças de partido político. Conforme uma das conclusões gerais, ocorre uma forte homologia entre a distribuição dos deputados conforme suas vinculações associativas, na política partidária e no espaço político. Porém, não se trata apenas de alguma dicotomia entre esferas de atividades, associativas e político-partidárias, mas de diferentes padrões de complementaridade, afinidades eletivas, ambivalências e de distanciamento e, portanto, de recursos e modalidades que podem ser utilizadas em diferentes condições e processos de politização.

Keywords : Representação Política; Capital Associativo; Elites Políticas; Engajamento Político e Militância; Grupos de Ianteresse.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License