Organizações |
Origem/ mudanças |
Propósito |
Agenda |
Vínculos |
Associação dos Artistas Plásticos do RS |
Surge 1938. Mudança: nova geração universitários. |
Reunir artistas plásticos/visuais e representar seus interesses profissionais. |
Aproximação com espaços de comercialização e construção mercado. Integração novas tecnologias. |
Museus. Pequenas empresas. Universidades. Espaços culturais. |
AP Design Porto Alegre |
Surge em 2009. |
Afirmar a profissão e contribuir com QV. |
Combate à poluição visual na cidade. Intervenção no espaço público. Aproximação designer e mercado. |
Sindesign RS, ESPM-SUL, Feevale, Feira de Design de Porto Alegre, Instituto Ling, Smart Lifestyle, UFRGS |
Fundacine |
Surge em 1998. |
Difundir o cinema gaúcho em âmbito nacional e internacional. |
Fórum Mundial do Audiovisual. Gestão APL Audiovisual. RodaCine. Cinemateca. |
BNDES. AGDI. Petrobrás. Ancine. PUC-RS. |
Distrito Criativo |
Surge em 2013. |
Agência de intervenção social. Construir a imagem de polo criativo. |
Reconstrução da memória distrito. Aproximação entre profissionais. Construção de mercado para pequenos empreendimentos. |
Associações, pequenas empresas do distrito, grupos de pesquisa e universidades, pequenas revistas e jornais. |
Associação Vila Flores |
Surge em 2013. |
Coletivo de artistas e produtores culturais. |
Abrigar atividades socioculturais, museu, formação profissional. Espaço de trabalho de artistas e empreendedores criativos. |
Fundo de Apoio à Cultura. PUC-RS. UFRGS. Distrito C. Casas colaborativas. |
Intercena |
Surge em 2017. |
Capacitar profissionais e companhias de teatro para a internacionalização. |
Seminário Internacional. Rodada de negócios. Estudos sobre cadeia e mercado artes cênicas. |
Braskem. Fundo de Apoio à Cultura. Ieacen. UFRGS. Fundação Iberê Camargo. Centro Cultural Santa Casa. Artistas. |
Conselho Estadual de Cultura do RS |
Surge em 1968. Representação por líderes da área. Mudança: perdem espaço artistas consagrados, em prol de universitários e produtores culturais. |
Identificar e encaminhar demandas em arte e cultura ao poder público. Avaliar pedidos financiamento público na área cultural. |
(Re)definir contornos arte e cultura. Aproximar artistas e financiadores. Regulamentação. |
Associações, artistas destacados, grandes empresas, museus, produtores culturais, universidades, governo. |
Cmec/ InovaPoa |
Surge em 2013. Representação por organizações da área. |
Identificar e encaminhar demandas empreendimentos criativos ao poder público. |
Ampliar os vínculos com partes interessadas. Reduzir “barreiras” ao empreendimento criativo na cidade. |
Universidades. Sebrae. Fiergs. Agências e coletivos economia criativa. Associações profissionais e empresariais. Poder Público. |