Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
Share
Psicologia & Sociedade
Print version ISSN 0102-7182On-line version ISSN 1807-0310
Abstract
HENNIGEN, Inês and GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. A paternidade na contemporaneidade: um estudo de mídia sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Psicol. Soc. [online]. 2002, vol.14, n.1, pp.44-68. ISSN 0102-7182. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822002000100004.
Neste artigo discutimos as possibilidades que a perspectiva dos Estudos Culturais abre para a pesquisa em Psicologia Social e, de forma mais específica, para a temática da paternidade. Questões relativas à construção das identidades e à importância da mídia neste processo são discutidas. A paternidade é aqui concebida como uma construção social que acompanha o caráter flexível das demais posições identitárias. A análise de um comercial de televisão é apresentada e mostra como diferentes aspectos da cultura contemporânea se atravessam e mesclam com a temática pai.
Keywords : identidades; paternidade; mídia; Estudos Culturais.