SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Some episthemological and ethical questions in psychology: avaliation under discussionCreator activity, knowledge production and researcher's training: some reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

SIMOES, Regina Helena Silva. Da avaliação da educação à educação da avaliação: o lugar do(a) educador(a) no processo da avaliação da pós-graduação no Brasil. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.1, pp. 124-134. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100010.

Ete artigo aborda o debate sobre o modelo de avaliação adotado pela CAPES para os programas de pós-graduação nas universidades brasileiras, propondo a seguinte reflexão: que ensino e que pesquisa acontecem (e especialmente deixam de acontecer) enquanto tentamos nos "ajustar" ao modelo de avaliação vigente, caracterizado pelo viés empresarial? Essa linha de pensamento compreende três momentos: o primeiro é dirigido à análise da universidade em tempos neoliberais; o segundo, trata de pressupostos subjacentes ao modelo de avaliação da pós-graduação e o terceiro busca mapear o lugar do educador nesse processo, apontando como campo de possibilidade a avaliação pensada e conduzida principalmente pela ótica de educadores e educadoras e não pela ótica da tecnocracia (papel que freqüentemente temos sido chamados a assumir).

Keywords : avaliação; universidade; CAPES; CNPq.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese