SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The fear of the unemployment and the new corporation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

COUTINHO, Maria Chalfin; BEIRAS, Adriano; PICININ, Dhiancarlos  and  LUCKMANN, Gabriel Luiz. Novos caminhos, cooperação e solidariedade: a Psicologia em empreendimentos solidários. Psicol. Soc. [online]. 2005, vol.17, n.1, pp.7-13. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822005000100002.

Cada vez mais se buscam alternativas para garantir a sobrevivência das camadas mais atingidas da população. Dentre as estratégias já realizadas, cabe destacar a ampliação e o desenvolvimento de organizações populares, fundadas nos princípios da solidariedade, constituindo, assim, alternativas de trabalho e geração de renda para trabalhadores excluídos do mercado de trabalho formal ou informal. Dentro deste contexto, este trabalho buscou evidenciar novas possibilidades de atuação da psicologia social e do trabalho junto a estas organizações fundadas nos princípios gerais da autogestão. Para isso propôs-se a realização de uma discussão sobre a economia solidária hoje e a delimitação do papel da psicologia neste setor. Assim, efetuou-se um breve levantamento sobre o significado e os conceitos de economia solidária, autogestão, cooperativas e associativismo, e sua historia no Brasil de forma a integrar este conhecimento com a psicologia visando evidenciar possibilidades de um novo campo de atuação.

Keywords : Economia solidária; cooperativismo; psicologia social do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License