SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Youth and adult education through a psycho-social analysis: social representations and practicesBahia evangelical families and the process of naming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

RAITZ, Tânia Regina  and  PETTERS, Luciane Carmem Figueredo. Novos desafios dos jovens na atualidade: trabalho, educação e família. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.3, pp. 408-416. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000300011.

Os dilemas da juventude na atualidade se apresentam não somente de forma inédita e desafiante, mas se constituem como um complexo e grave problema de crise do trabalho juvenil no Brasil. Este estudo foi realizado com jovens do Ensino Médio em um município litorâneo do interior de Santa Catarina. As estratégias utilizadas pelos jovens na relação "trabalho, educação e família", numa nova ética do trabalho na sociedade contemporânea, se constituiu na problemática central. A pesquisa realizada foi de natureza quantitativa e qualitativa, através da aplicação de questionários e entrevistas (grupo focal) com o objetivo de identificar a situação de educação e de trabalho desses jovens. Os resultados indicam a necessidade de políticas públicas para a juventude que sinalizem a emergência de se repensar propostas de educação e trabalho que atendam as condições juvenis, em conseqüência da incerteza que hoje rodeia o mercado de trabalho.

Keywords : jovens; trabalho; educação; família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese