SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29THE POWER OF LIVING: DELEUZE AND THE ARTFAMILY AND WOMAN AS POPULATION'S GOVERNMENT INSTRUMENTS FOR SOCIAL ASSISTANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MALLADO, Concepción Mimbrero; SILVA, Joilson Pereira da  and  ESPINOSA, Leonor Cantera. COMPETÊNCIAS DE GÊNERO E CULTURA DE TRABALHO EM UMA FEDERAÇÃO. Psicol. Soc. [online]. 2017, vol.29, e157579.  Epub July 10, 2017. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29157579.

Neste manuscrito abordamos as competências de igualdade de gênero na implementação da transversalidade de gênero nas organizações. O objetivo deste artigo foi analisar essas competências e conhecer sua relação com a cultura de trabalho produzida em uma federação de associações de Andaluzia, Espanha. Utilizamos uma metodologia qualitativa desde uma abordagem da Psicologia Social Discursiva, aplicando as técnicas de entrevista e de observação participante em oito membros da organização. Os resultados mostram que os participantes apresentam todas as competências de igualdade de gênero (conhecimento, metodológica, participativa e pessoal), facilitando a aplicação do mainstreaming de gênero na organização. Ademais, a divisão equitativa das tarefas, cooperação e a confiança mútua favorecem a aprendizagem de estratégias comuns e eficazes para a solução de problemas e estar alerta para detectar situações que ameaçam o clima positivo organizativo e de gênero.

Keywords : competências; igualdade; gênero; organizacionais; culturas de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )