SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Concerning preparation and composition in group therapy: social constructionist descriptionsParents work values influence on sons work values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PINHEIRO, Fernanda Amaral; TROCCOLI, Bartholomeu Tôrres  and  PAZ, Maria das Graças Torres da. Preditores psicossociais de sintomas osteomusculares: a importância das relações de mediação e moderação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 142-150. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100019.

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo teórico que associa variáveis de natureza psicossocial, presentes no ambiente de trabalho, a sintomas de distúrbios osteomusculares, investigando possíveis relações de mediação e moderação. Uma amostra de 494 trabalhadores de um banco estatal preencheu um questionário que incluiu medidas dos aspectos psicossociais do ambiente de trabalho, reatividade ao estresse (exaustão emocional), estilos de coping e uma escala de freqüência de sintomas osteomusculares, além de questões sobre hábitos e estilo de vida. Os resultados mostraram que exaustão emocional foi o mais poderoso preditor de relato de sintomas, o que é um indício de que a reação ao estresse seja uma via pela qual os fatores psicossociais afetam a saúde osteomuscular.

Keywords : Distúrbios osteomusculares; fatores psicossociais; exaustão emocional; mediadores; moderadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese