SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Rats performance in a DRL scheme under different food deprivation levelsRules constitution and the moral development in the theory of piaget: a Kantian keflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes et al. Evidências biológicas do treino de controle do stress em pacientes com hipertensão. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 60-68. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100009.

O presente estudo objetivou avaliar o efeito do treino de controle de stress (TCS) em um grupo de pacientes hipertensas. Utilizou-se como critério para avaliação alterações na via L-arginina-óxido nítrico (NO). Participaram do estudo mulheres hipertensas (n=44) e normotensas (n=25), sendo que o TCS em grupo foi administrado em 14 hipertensas, observando-se as mudanças no nível de stress e no transporte da L-arginina. Em hipertensão, o transporte de L-arginina, através do sistema y+L, mostrou-se reduzido, assim como o transporte de L-arginina pelos sistemas y+L e y+ em pacientes hipertensas estressadas quando comparadas com normotensas estressadas. A redução do stress pelo TCS em hipertensas estressadas, restaurou o transporte de L-arginina através do sistema y+ em níveis observados em pacientes hipertensas não-estressadas.

Keywords : Stress; hipertensão; transporte celular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese