SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2A new method for the experimental induction of secundary biliary cirrhosis in wistar rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

BITU-MORENO, José; GREGORIO, Eliza Aparecida  and  MAFFEI, Francisco Humberto A.. Efeitos do alfa-tocoferol nas lesões de isquemia-reperfusão induzidas em pata direita de ratos. Acta Cir. Bras. [online]. 2001, vol.16, n.2, pp. 68-74. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502001000200002.

Recentes estudos demonstraram que os radicais livres de oxigênio parecem desempenhar papel importante nas lesões de isquemia-reperfusão. O alfa-tocoferol(AT) age in vivo como um anti-oxidante. Nosso objetivo foi o de verificar se o AT atenuava as lesões de isquemia-reperfusão em pata direita de ratos. Os animais, randomizados, foram divididos nos seguintes grupos(G): G1-controle sem isquemia; G2 e G3 - quatro horas isquemia e duas reperfusão. Os animais do G2 foram tratados com salina e os do G3 com AT, 50mg/kg. Como parâmetros examinamos as alterações de volume e circunferência do pé direito ao longo do experimento, assim como a captação de 99mTc-pirofosfato e a microscopia eletrônica de transmissão do músculo soleus direito. Os aumentos de volume e circunferência do pé dos animais do G2 foram estatisticamente maiores quando comparados com o G1. As medidas do G3 não diferiram do G1. A captação de 99mTc-pirofosfato foi bem aumentada nos G2 e G3, quando comparados ao G1, porém sem diferenças entre os grupos isquêmicos. As lesões ao MET foram menos intensas em três animais do G3, quando comparados ao G2. Conclusão: O tratamento com AT diminuiu a formação do edema mas só protegeu parcialmente as células musculares contra as lesões de isquemia-reperfusão.

Keywords : Alfa tocoferol; Isquemia; Reperfusão; Ratos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese