SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Um modelo de apresentação de análise funcionais do comportamentoIntervenções psicológicas nos períodos pré e pós-operatório com pacientes submetidos a cirurgia de enxerto ósseo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166X

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto. Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2002, vol.19, n.3, pp. 55-65. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2002000300006.

Considerando a importância da avaliação psicológica na atuação profissional do psicólogo, o objetivo do estudo foi avaliar testes de personalidade publicados no Brasil, no que se refere à qualidade do material, da documentação, das instruções e dos itens. Foram analisados vinte e dois testes. Os instrumentos foram pontuados de acordo com os critérios estabelecidos. Os resultados mostraram que dois instrumentos tiveram a maior nota (PMK e IFP) e que o melhor critério identificado nos instrumentos foi a qualidade das instruções.

Palavras-chave : Testes de Personalidade; Qualidade dos Testes; Construção de Testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português