SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Patients' social perceptions about health professionals and other stress factors in an intensive care unit environmentCognitive screening: comparisons between the mini-mental and the trail-making test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

LUDGWIG, Martha Wallig Brusius; OLIVEIRA, Margareth da Silva; MULLER, Marisa Campio  and  GONCALVES, Ângela Maria Barbosa Ferreira. Localização da lesão e níveis de stress em pacientes dermatológicos. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2008, vol.25, n.3, pp. 343-352. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2008000300003.

O stress repercute nas doenças de pele. A pele é um órgão visível, que tem importância nas relações interpessoais e pode trazer prejuízos quando lesionada. Neste estudo, avaliou-se stress e localização da lesão dermatológica e a associação entre essas variáveis, comparando níveis de stress em pacientes com lesões no rosto e/ou mãos e pacientes com lesões em outras partes do corpo. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, de associação. Participaram 205 pacientes, que responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, às Fichas de Dados Sócio-Demográficos e de Localização da Lesão. Quanto aos resultados, houve presença de sintomas de stress na maioria dos pacientes; a fase de resistência e a sintomatologia psicológica foram predominantes. Na comparação entre grupos com diferentes localizações de lesão, não houve diferenças significativas quanto aos resultados de stress (p=0,495; p=0,873 e p=0,815). Os achados corroboram a necessidade de um atendimento biopsicossocial aos pacientes.

Keywords : Dermatologia; Lesões; Psicologia; Stress.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese