SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2VIOLÊNCIA E MODOS DE VIDA: "Os Justiceiros"MODOS DE SER E DE VIVER: A Sociabilidade Urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

TELLES, Vera da Silva. A EXPERIÊNCIA DA INSEGURANÇA: Trabalho e Família nas Classes Trabalhadoras Urbanas em São Paulo. Tempo soc. [online]. 1992, vol.4, n.1-2, pp.53-92. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.1590/ts.v4i1/2.84911.

O artigo trata da importância da família nas classes trabalhadoras urbanas. Como valor e como espaço de sociabilidade, essa importância é construída numa experiência social em que se articulam trabalho, cultura e os (não)direitos. Por esse ângulo a família se define como ordem de vida na qual se encontram sinais de uma exclusão social que se desdobra numa privatização de experiências. É essa privatização que o artigo tenta mostrar e discutir. Para isso, tomou como ponto de partida a trajetória de homens, mulheres e crianças no mercado de trabalho. Menos do que uma discussão sobre o mercado de trabalho, essas trajetórias interessam sobretudo do ponto de vista dos termos pelos quais essas trajetórias são elaboradas como experiências individuais e coletivas no âmbito da família. Como referência empírica, o artigo analisa dados de pesquisa realizada pelo DIEESE, em 1981, na Região Metropolitana de São Paulo.

Palavras-chave : famílias operárias; experiência; privatização; cidadania; insegurança; exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )