SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2TRABALHO FEMININO E TECNOLOGIA: A Imagem da AlteridadeREFLEXÕES SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Primeiras Aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

LEHMANN, David. PROLEGÔMENO ÀS REVOLUÇÕES RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA. Tempo soc. [online]. 1992, vol.4, n.1-2, pp.155-167. ISSN 1809-4554.  http://dx.doi.org/10.1590/ts.v4i1/2.84933.

Nos últimos anos tornou-se cada vez mais clara a decepção daqueles que gostariam de ter visto o catolicismo "progressista" e as idéias associadas à Teologia da Libertação tornarem-se uma poderosa força de mudança na Igreja e na sociedade. Em contraste, o crescimento da variante pentecostal do protestantismo, comumente identificado com a moderna cultura americana, surpreendeu e chocou muitos observadores. Com base em trabalho de campo realizado em Salvador (Bahia), este artigo compara esses dois movimentos e mostra o que os divide e também o que eles têm em comum, à luz do que os aproxima da cultura popular, dos modelos de desenvolvimento que encerram e de sua inserção no fenômeno da globalização.

Palavras-chave : religiosidade popular; catolicismo; teologia da libertação; pentecostalismo; racionalização; modernização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )