Acessibilidade / Reportar erro

Os despachantes documentalistas na era do profissionalismo organizacional1 1 . Esta pesquisa contou com o apoio do CNPq, Edital Universal. Agradeço a colaboração no trabalho de campo de Lucas Martins Stigliano, Karen Borelli e Lerisson Christian Nascimento, bem como a supervisão da aplicação dos questionários e o tratamento dos dados, realizados por Camila de Pieri Benedito, e a consultoria técnica da colega Fabiana Luci de Oliveira. Agradeço também os documentos cedidos pelas lideranças dos despachantes, além da disposição de cooperarem com a pesquisa, manifestada por todos aqueles que concederam entrevistas e responderam questionários.

Document clearing agents in the age of organizational professionalism

Resumo

O artigo analisa o processo de profissionalização dos despachantes documentalistas após o impacto da terceirização desses serviços para o Poupatempo, com a introdução de processos globalizantes de acesso a cidadania documentada, que encolheram o mercado da intermediação. Em substituição ao modelo tradicional das relações entre Estado e sociedade para obtenção de serviços públicos que envolviam o “jeitinho”, os despachantes buscam o profissionalismo organizacional e a criação de conselhos estaduais e federais. Além das lutas concorrenciais entre os pares que se desdobram na judicialização desses conflitos, eles enfrentam a condenação moral, que se seguiu à perda de relevância social da atividade. A pesquisa baseia-se em fontes documentais primárias e secundárias, em um survey com 107 despachantes e em entrevistas qualitativas com lideranças profissionais.

Profissionalismo organizacional; Despachantes; Trabalho sujo

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br