SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Structure and functionality of the social support network for adults with cancerCultural adaptation and reliability for Brazil of the Automated Telephone Disease Management: Preliminary results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

SANTOS, Marcelo José dos; MASSAROLLO, Maria Cristina Komatsu Braga  and  MORAES, Edvaldo Leal de. Entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 788-794. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500022.

OBJETIVO: Desvelar o significado atribuído pelos profissionais que atuam em Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos à entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. MÉTODOS: Pesquisa de abordagem qualitativa, na vertente fenomenológica, conforme a modalidade "estrutura do fenômeno situado". Participaram do estudo, 12 profissionais. RESULTADOS: Após a análise das entrevistas, foi desvelado o significado atribuído pelos profissionais à entrevista. CONCLUSÕES: As proposições que emergiram revelaram que a entrevista familiar é uma etapa importante, pois trata da possibilidade da doação de órgãos e tecidos para salvar e/ou melhorar a qualidade de vida de pessoas que necessitam de um transplante. Este procedimento é complexo, visto que envolve aspectos relativos ao entrevistador, ao entrevistado e ao local da entrevista, além de questões éticas e legais. Também evidenciam a necessidade de capacitação profissional para conhecer, identificar e lidar com fatores que facilitam ou dificultam o diálogo com os familiares.

Keywords : Transplante; Entrevista; Família; Obtenção de tecidos e órgãos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese