SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número65Globa transformations, emerging potencies and the South-South Cooperations: challenges for the european cooperationGlobal control of solidarity: transnationalization and privatization in the strategic adaptation of british NGOs in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Caderno CRH

versión impresa ISSN 0103-4979

Resumen

KRAYCHETE, Elsa Sousa. O lugar das organizações não governamentais no entrecruzamento entre as noções de desenvolvimento e cooperação internacional. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.65, pp. 251-268. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000200005.

A emergência de uma nova agenda internacional para o desenvolvimento, à qual corresponde a proposição de um novo arranjo institucional de sustentação, contempla a participação do mercado, do Estado e da sociedade civil. Nesse arranjo, a dicotômica concepção de Estado interventor ou regulação social pelo mercado já não alcança a complexidade que a regulação social passa a demandar para atender às exigências da conjuntura da crise socioeconômica. As proposições das organizações internacionais orientam na direção da construção de consensos que possam ser pactuados institucionalmente. As organizações não governamentais e as empresas passam a ser consideradas como importantes nas concertações que visam a formulação e implementação de políticas públicas. A partir de leitura de documentos oficiais, assim como de literatura acadêmica, numa perspectiva crítica, este artigo argumenta sobre os paradoxos que a proposição encerra.

Palabras llave : desenvolvimento; cooperação internacional para o desenvolvimento; organizações não governamentais; responsabilidade social da empresa.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués