SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número65Transformações globais, potências emergentes e Cooperação Sul-Sul: desafios para a cooperação europeiaO controle global da solidariedade: transnacionalização e privatização na adaptação estratégica de ONGs britânicas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

KRAYCHETE, Elsa Sousa. O lugar das organizações não governamentais no entrecruzamento entre as noções de desenvolvimento e cooperação internacional. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.65, pp. 251-268. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000200005.

A emergência de uma nova agenda internacional para o desenvolvimento, à qual corresponde a proposição de um novo arranjo institucional de sustentação, contempla a participação do mercado, do Estado e da sociedade civil. Nesse arranjo, a dicotômica concepção de Estado interventor ou regulação social pelo mercado já não alcança a complexidade que a regulação social passa a demandar para atender às exigências da conjuntura da crise socioeconômica. As proposições das organizações internacionais orientam na direção da construção de consensos que possam ser pactuados institucionalmente. As organizações não governamentais e as empresas passam a ser consideradas como importantes nas concertações que visam a formulação e implementação de políticas públicas. A partir de leitura de documentos oficiais, assim como de literatura acadêmica, numa perspectiva crítica, este artigo argumenta sobre os paradoxos que a proposição encerra.

Palavras-chave : desenvolvimento; cooperação internacional para o desenvolvimento; organizações não governamentais; responsabilidade social da empresa.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português