SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número7Molecular dynamics of the interaction of Plasmodium falciparum and human serine hydroxymethyltransferase with 5-formyl-6-hydrofolic acid analogues: design of new potential antimalarialsAutoxidation of Ni(II) and Co(II) tetra, penta and hexaglycine complexes accelerated by oxy sulfur radicals índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

SOUSA, Rafael Arromba de; BACCAN, Nivaldo  y  CADORE, Solange. Analysis of liquid stevioside and cyclamate-saccharin dietetic sweeteners by inductively coupled plasma optical emission spectrometry without sample treatment. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.7, pp. 1393-1399. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000700029.

A determinação de espécies inorgânicas em adoçantes líquidos à base de ciclamato-sacarina e esteviosídeo é descrita. O método, sem tratamento prévio da amostra, é baseado na espectrometria de emissão óptica em plasma com acoplamento indutivo. Parâmetros instrumentais foram otimizados de acordo com a robustez do plasma e a razão sinal analítico/ sinal de fundo. A exatidão foi avaliada para As, Ca, Cd, Co, Cu, Fe, Mg, Mn, Ni, Pb e Zn empregando experimentos de adição e recuperação. Os valores de recuperação ficaram entre 90 e 110% para a maioria dos analitos, os RSDs obtidos foram, em geral, menores que 5% e os limites de detecção ficaram na faixa de 0,7 (Mg) a 71 (Pb) µg L-1. Não foi detectada a presença de As, Co e Pb. As concentrações de Cu e Zn foram semelhantes para as amostras de ciclamato-sacarina e esteviosídeo enquanto as demais espécies mostraram diferenças.

Palabras llave : dietetic sweeteners; inorganic species; ICP OES; instrument optimization; axial view.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés