SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número11Electropolymerized supramolecular tetraruthenated porphyrins applied as a voltammetric sensorCopper(II) and nickel (II) complexation capacity of dissolved organic matter from rivers of agricultural and urban areas in the state of São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of the Brazilian Chemical Society

versão impressa ISSN 0103-5053

Resumo

XU, Yueyu; YU, Xinliang  e  ZHANG, Shihua. QSAR models of reaction rate constants of alkenes with ozone and hydroxyl radical. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2013, vol.24, n.11, pp.1781-1788. ISSN 0103-5053.  https://doi.org/10.5935/0103-5053.20130223.

As constantes de velocidade da reação do ozônio com 95 alcenos (-logkO3) e do radical hidroxila (•OH) com 98 alcenos (-logkOH) na atmosfera foram previstas por modelos de relações quantitativas entre estrutura e atividade (QSAR). Cálculos usando a teoria do funcional da densidade (DFT) foram realizados para os respectivos alcenos no estado fundamental e para as estruturas do estado de transição para o processo de degradação na atmosfera. Técnicas de regressão linear múltipla (MLR) e de redes neurais de regressão generalizada (GRNN) foram utilizadas para desenvolver os modelos. O modelo GRNN de -logkO3 com base em três descritores e propagação ideal σ de 0,09 tem erro quadrático médio (rms) de 0,344; o modelo GRNN de -logkOH com quatro descritores e propagação ideal σ de 0,14 produz um erro rms de 0,097. Comparado com os modelos da literatura, os modelos GRNN neste artigo mostram estatísticas melhores. A importância dos descritores associados aos estados de transição na previsão de kO3 e kOH nos processos de degradação atmosférica foi demonstrada.

Palavras-chave : atmospheric degradation; general regression neural network; quantitative structure-activity relationship; reaction rate constant; transition states.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons